

Sobre nós
O Ateliê Malaguzzi destaca-se em sua cidade por imenso respeito às necessidades e à cultura da infância, total consonância com a Base Nacional Comum Curricular e sistema de ensino inovador inspirado em escolas de Reggio Emília, na Itália.
Uma escola para ser criança.

PRINCÍPIOS

Respeito a infância
Acreditamos no ser humano como dotado de potenciais inesgotáveis e de uma busca inata por aprender. Reconhecemos a brincadeira e a arte como ferramentas essenciais para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, estimulando a criatividade, a curiosidade e o crescimento integral.

Diálogo e colaboração
Valorizamos o diálogo constante entre crianças, famílias e educadores. Acreditamos que a colaboração fortalece vínculos e cria uma comunidade educativa onde cada voz é ouvida, respeitada e integrada às práticas pedagógicas.

Valorização da experiência
No Ateliê Malaguzzi, promovemos a experimentação em contextos dinâmicos e reais, onde as crianças aprendem por meio do contato direto com o mundo e suas múltiplas materialidades, atribuindo significado às suas descobertas e compartilhando-as de forma colaborativa.
Uma escola-Ateliê?
A escola inteira como Ateliê, conforme Loris Malaguzzi, é: um espaço de fazer, onde reside a experiência diversificada e que conduz a criança à verdadeira aprendizagem. Quem faz é autor, é protagonista e não esquece a nova informação assimilada.

História

O Ateliê Malaguzzi nasceu do sonho de duas educadoras e uma psicóloga com vasta experiência na educação, unidas pela insatisfação com práticas pedagógicas ultrapassadas, apesar das evidências de que as formas de aprender evoluíram.
Movidas por um profundo amor pela educação, idealizaram um espaço onde aprender fosse uma experiência enriquecedora, um desafio cheio de propósito e alegria. Um ambiente sério em sua missão, mas acolhedor, que priorizasse o diálogo com as famílias e reconhecesse o potencial único de cada criança.
Assim, o Ateliê Malaguzzi foi concebido como um lugar para as crianças florescerem, explorarem sua criatividade e se expressarem plenamente, transformando a maneira de aprender e promovendo uma educação que respeita, acolhe e inspira.